Zé - 2014

Terceira montagem teatral do GITA que apresenta o texto dramático "Zé" - adaptação de Fernando Marques para o "Woyzech" de George Büchner - na integra. A montagem fez única temporada de apresentações em Setembro de 2014, por ocasião da primeira versão da SEMANA GITA.

Depois da experiência de montar sete cenas deste texto dramático, o GITA, aprofundou ainda mais a pesquisa e abraçou a obra de George Büchner em sua completude. Em "Woyzech" Büchner nos presenteia com a consciência impertinente de Woyzeck, o títere que mesmo sendo manipulado por forças anônimas, grita sua solidão e o sem sentido de sua existência. O grito de Woyzeck ecoou em nossa sala de trabalho pela adaptação em versos de Fernando Marques. As rimas metrificadas de Fernando nos colocaram diante do títere por excelência da contemporaneidade, o Zé. Dito assim, direto, objetivo e sem nenhum alento de nome ou sobrenome: não é José, tão pouco pode ser confundido com o Zé-Ninguém; simplesmente Zé. Destituído de tudo e sem capacidade para reagir diante do mundo que insiste em permanecer vazio. Resta-lhe somente o grito, a denúncia de que viver assim é um fardo, pois estamos imersos num paradoxo: a impossibilidade do contato humano na era da comunicação sem fronteiras das redes digitais. Assim, o Zé de Fernando nos desafiou a reconstituirmos os farrapos do seu drama sem recorrer a nenhuma mediação - nada de cenário, figurinos elaborados, trilha sonora, elementos de cena, etc. Somente o encontro humano entre os Zé (s): Zé-atuante e Zé-espectador. Todos assim "sem eira nem beira" enredados neste mundo escroto que nos cerca.

Elenco:

Elise Vasconcelos, Fabrício de Souza, Geane Oliveira, Thainá Cardoso e Tainá Lima

Iluminação:

Sônia Lopes

Consultoria de Figurino:

Aníbal Pacha

Direção:

Edson Fernando

Apoio:

Denis Bezerra

Coordenação de pesquisa matricial:

Cesário Augusto

Fotografias:

Roberta Castro e Edson Fernando

Fotografia em Plano de Fundo: Roberta Castro.

GITA - Grupo de Investigação do Treinameto Psicofísico do Atuante Belém - Pará - 2017.
Esta página é uma ação da tese de doutoramento de Edson Fernando, sob o título provisório ARQUEOLOGITA, sob orientação da professora Bya Braga. DINTER – UFMG/UFPA. 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora