Zé(s) - Sem Eira Nem Beira. 2012/2013

Segunda montagem teatral produzida pela GITA. Estreou no Teatro Universitário Claudio Barradas em Janeiro de 2013, onde realizou curta temporada de apresentações. Participou ainda, em abril de 2013, do VI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, realizado pelo Instituto de Ciências da Arte - ICA/UFPA, na cidade de Belém do Pará.

Neste novo trabalho de pesquisa foram levados ao palco sete cenas da peça , uma adaptação de Fernando Marques para o "Woyzech" de George Büchner. A montagem explorada fundamentalmente a característica monodramática da obra de Büchner, isto é, a centralização das ações em torno do protagonista, explorando suas motivações íntimas, sua subjetividade e suas crises existenciais, privilegiando, portanto, o espaço interior do protagonista, seus pensamentos inquietantes e uma espécie de frágil realidade que se esvai com o decorrer dos acontecimentos.

Toda atmosfera monodramática da obra foi tecida exclusivamente a partir do trabalho psicofísico das atuantes. Assim, o "sem eira nem beira" do título da montagem remete, antes de tudo, a condição das atuantes no desenvolvimento desta pesquisa: não contam com cenários, com figurinos elaborados, com objetos ou elementos de cena e nem com trilha sonora; somente recursos mínimos de iluminação para deixar a área de atuação visível aos olhos do espectador.

Elenco:

Brida Carvalho e Silva Luz

Direção:

Edson Fernando

Iluminação:

Sônia Lopes e Márcia Tarciso

Consultoria de Visualidade:

Aníbal Pacha

Coordenação Geral de Pesquisa:

Cesário Augusto Pimentel

Fotografias:

Edson Fernando

Fotografia em Plano de Fundo: Edson Fernando

GITA - Grupo de Investigação do Treinameto Psicofísico do Atuante Belém - Pará - 2017.
Esta página é uma ação da tese de doutoramento de Edson Fernando, sob o título provisório ARQUEOLOGITA, sob orientação da professora Bya Braga. DINTER – UFMG/UFPA. 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora