Atena em Solo Viril - 2015/2016

Quarta montagem teatral do GITA tendo como obra indutora a tragédia grega "Eumênides, de Ésquilo. Com estreia e curta temporada de apresentações no Teatro Universitário Claudio Barradas em Março de 2016. A montagem teatral é o resultado poético do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Licenciatura em Teatro / UFPA de Geane Oliveira desenvolvido dentro das pesquisas do GITA - Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante - realizadas no ano de 2015.

A tragédia "Eumênides" aborda questões fundamentais para a conjuntura democrática dos atenienses do séc. V a.C. Colocando no centro das discussões a oposição entre deuses novos e antigos - Apolo e as Erínies, respectivamente - o poeta trágico Ésquilo toca num ponto crucial: o que é a "justiça" numa atmosfera de transição de valores políticos, morais, econômicos e religiosos? Essa questão é atualizada e redimensionada pelo olhar feminino da atuante Geane Oliveira em Atena em Solo Viiril. Voltando-se para a luta por igualdade de gênero, a montagem atualiza o texto de Ésquilo - isto é, sem modificar nenhuma sentença do clássico - provocando reflexões direcionadas a cultura patriarcal fortemente arraigada em nossa sociedade: como estabelecer igualdade de gênero numa sociedade predominantemente machista?

Elenco:

Geane Oliveira

Direção:

Edson Fernando

Coordenação Geral de Pesquisa:

Cesário Augusto

Iluminação:

Sônia Lopes

Consultoria de Visualidade:

Aníbal Pacha

Fotografias:

Danielle Cascaes e Edson Fernando

Fotografia em Plano de Fundo: Danielle Cascaes.

GITA - Grupo de Investigação do Treinameto Psicofísico do Atuante Belém - Pará - 2017.
Esta página é uma ação da tese de doutoramento de Edson Fernando, sob o título provisório ARQUEOLOGITA, sob orientação da professora Bya Braga. DINTER – UFMG/UFPA. 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora